Tratado de Tordesilhas

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo celebrado entre Portugal e Espanha em 7 de junho de 1494. Esse tratada visava dividir as terras descobertas por esses dois países fora do continente Europeu. O Tratado de Tordesilhas foi assinado no município espanhol de Tordesilhas, por isso esse acordo leva o seu nome.

A divisão do Novo Mundo era feita por uma linha imaginária denominada meridiano situado a 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão, uma das nove ilha do arquipélago de Cabo Verde, Figura 1. O Meridiano de Tordesilhas. Na época do Tratado de Tordesilhas o Brasil ainda não havia sido descoberto, mas pelo mata da Figura 1 pode-se concluir que a maior parte do território brasileiro iria pertencer aos Espanhóis. 


Meridiano de Tordesilhas

O tratado determinava que as terras que ficassem a leste do meridiano de Tordesilhas deveriam pertencer a Espanha, enquanto que as terras a oeste pertenceriam a Portugal.

Parte do tratado de Tordesilhas.

Comentários

Sobre o autor

Imagem do Rei Hitita Hattusili III

MSR4K é um autor experiente, professor, engenheiro e programador. Com uma sólida trajetória desde 2007, ele compartilha seu conhecimento em blogs, abordando temas como educação, engenharia e programação.

Postagens mais visitadas deste blog

Pictografia

Antigo Reino

Escrita Cuneiforme