Paleolítico Inferior

Representação artística do homem do Paleolítico Inferior usando um Artefato de Pedra Lascada.

Introdução

O período da Idade da Pedra conhecido como Paleolítico pode ser divido em duas fases: Paleolítico Inferior e Paleolítico Superior. O designação Paleolítico foi introduzida pela primeira vez por John Lubbock (1834-1913). Os seres humanos que viveram nesse período dominavam a faculdade da palavra e com isso puderam iniciar a perpetuação de sua cultura através das gerações. Conseguiram desenvolver instrumentos que possibilitavam maximizar sua força muscular. É provável que as primeiras ferramentas tenha sido ganhos de árvores e pedras. Essa última passou a ser lascada para dar-lhe forma de um gume cortante. Sendo o núcleo da pedra segurada na palma da mão para então servir de arma ou ferramenta, foi dessa forma que desenvolveu-se o machado manual, o qual poderia ser utilizado para raspar, cortar, amassar, serra...


O Homem do Paleolítico Inferior

Os seres humanos que viveram nesse período eram nômades vivendo da caça e coleta. No Paleolítico Inferior surgiram três hominídeos o Australopithecus, Homo habilis e Homo erectus.

Comentários

Sobre o autor

Imagem do Rei Hitita Hattusili III

MSR4K é um autor experiente, professor, engenheiro e programador. Com uma sólida trajetória desde 2007, ele compartilha seu conhecimento em blogs, abordando temas como educação, engenharia e programação.

Postagens mais visitadas deste blog

Pictografia

Antigo Reino

Escrita Cuneiforme