Escrita Cuneiforme

Escrita Cuneiforme<

Aspectos Históricos

A escrita cuneiforme é um dos sistemas de escrita mais antigos do mundo, utilizado principalmente na região da Mesopotâmia, no atual Iraque, entre os séculos XXV e I a.C. Ela foi desenvolvida pelos sumérios e posteriormente adotada por outras civilizações da região.

Origem e Características

O termo "cuneiforme" deriva do latim "cuneus", que significa "cunha". Isso se deve ao fato de que a escrita cuneiforme era composta por marcas em forma de cunhas feitas em tábuas de argila. Essas marcas eram feitas com um estilete em formato de cunha, representando sílabas, palavras e ideogramas.

Uso e Função

A escrita cuneiforme era amplamente utilizada para registrar transações comerciais, atividades administrativas, leis, mitos, poesia e correspondência. Ela era escrita em diversas línguas da região, como o sumério, acádio, babilônio e assírio. Essa escrita permitiu o registro e a preservação de uma vasta quantidade de conhecimento e informações sobre essas civilizações antigas.

Desenvolvimento e Evolução

A escrita cuneiforme passou por um processo de desenvolvimento e evolução ao longo do tempo. Inicialmente, era composta por pictogramas que representavam objetos e conceitos concretos. Com o tempo, esses pictogramas foram simplificados e se transformaram em sinais fonéticos, representando sons e sílabas.

Decifração e Estudo

A escrita cuneiforme foi decifrada no século XIX, graças aos esforços de estudiosos como Henry Rawlinson e outros. Desde então, muitos textos cuneiformes foram traduzidos e estudados, fornecendo valiosas informações sobre a história, a literatura, a religião e a cultura das civilizações mesopotâmicas.

Palavras-Chave

Escrita cuneiforme, Mesopotâmia, sumérios, estilete, tábuas de argila, línguas mesopotâmicas, decifração, conhecimento.

Comentários

Sobre o autor

Imagem do Rei Hitita Hattusili III

MSR4K é um autor experiente, professor, engenheiro e programador. Com uma sólida trajetória desde 2007, ele compartilha seu conhecimento em blogs, abordando temas como educação, engenharia e programação.

Postagens mais visitadas deste blog

Pictografia

Antigo Reino