Palafitas

Palafitas: grandes estacas servindo de fundação para moradias construídas em terrenos pouco firmes, geralmente à beira de lagos e rios.
Palafitas
Os palafitas são construídos em regiões com grande índice pluviométrico, ou em regiões alagadas. No Brasil os lugares com o maior número de palafitas estão situados nas regiões de clima tropical: Estado do Amazonas e Mato Grosso e Mato Grasso do Sul; no primeiro esse tipo de construção está localizado as Margens do Rio Amazonas e nos dois últimos estados na região conhecida com o Pantanal. Ao longo do Mundo também pode-se encontrar Palafitas nas regiões da Asia e Africa. Tanto no Brasil como nesses dois últimos continentes, esse tipo de construção e caracterizada pela precariedade das habitações, desprovidas de água potável, e tratamento do esgoto, muitas vezes de luz elétrica, outra característica interessante dessa regiões está relacionada ao fato do sustento da família ser provido pelo próprio rio onde são despejados os dejetos produzidos pelos habitantes dos palafitas.

rev:17022013


Comentários

Sobre o autor

Imagem do Rei Hitita Hattusili III

MSR4K é um autor experiente, professor, engenheiro e programador. Com uma sólida trajetória desde 2007, ele compartilha seu conhecimento em blogs, abordando temas como educação, engenharia e programação.

Postagens mais visitadas deste blog

Pictografia

Antigo Reino

Escrita Cuneiforme