A Cultura na Pré-história
O homem pré-histórico legou-nos interessantes testemunhos da sua cultura, através de gigantescos monumentos de pedra e pinturas em cavernas.
Os monumentos de pedra parecem ter significado religioso, legando-se ao culto dos mortos. São de dois tipos, conhecidos pelo nome de menirs (pedra comprida, em língua bretã) e dolmens ( mesa de pedra, também em língua bretã).
O homem da Pré-história criou ritos mágicos para auxiliá-lo a vencer a natureza e o medo do desconhecido. Esses ritos buscavam favorecer a caça, trazer chuva, estações propícias, fartura de alimentos. Foram os ritos mágicos favorecedores da caça que provavelmente deram início às primeiras manifestações artísticas, desenhadas e pintadas nas paredes e no teto de cavernas, com carvão, tintas minerais e vegetais, representando animais como o mamute, o touro, o javali, à rena e o cavalo.
Apareceram também estatuetas, sobretudo imagens femininas, representativas da fecundidade, da natureza fértil; gravura em pedra, osso, marfim; cerâmicas pintadas ou decoradas com motivos geométricos.
Na Idade dos metais multiplicaram-se os desenhos geométricos no artesanato, aperfeiçoou-se a representação das figuras humanas e animais. Em certas regiões do Oriente Médio construíram-se templos em homenagem a várias divindades; e, também no Oriente, nasceu, sobre placas de argila, a escrita pictográfica.
Comentários