Pré-História: RESUMO

Atualizado: 22/06/2023
A Terra orignou-se há 4-5 bilhões de anos; as transformações por que passaram a crosta terrestre, a flora e a fauna foram classificada em eras; o homem apareceu na era quaternária, há cerca de 1 milhão de anos.

As técnicas inventadas pelo homem, a fim de dominar e tirar o máximo proveito do meio-ambiente, caracterizam três períodos: Paleolítico (ou pedra lascada), no qual o homem vivia da pesca e da coleta; Neolítico (ou da pedra polida), onde o homem tornou0-se agricultor, criador de animais e começou a agrupar-se em comunidades, formando as primeiras aldeias; Idade dos metais, na qual o homem tornou-se também artesão deu início às primeiras pequenas cidades. A escrita marca a passagem da Pré-história à História.

O legado cultural e artístico do homem Pré-histórico está documentado sobretudo nas pinturas em cavernas e nos monumentos em pedra, menirs e dolmens.

Menirs


Idade da Pedra

A Idade da Pedra é marcada pelo uso predominante de ferramentas de pedra. Durante o Paleolítico, os humanos eram predominantemente caçadores-coletores nômades. O Mesolítico é um período de transição, durante o qual se observam avanços nas ferramentas e na organização social. No Neolítico, os humanos passam a cultivar plantas e domesticar animais, levando ao surgimento da agricultura e do sedentarismo.

Idade do Metal

A Idade do Metal é caracterizada pelo surgimento e uso de ferramentas de metal. A Idade do Cobre é marcada pela primeira metalurgia. Durante a Idade do Bronze, as técnicas de metalurgia se aperfeiçoaram, e na Idade do Ferro, o ferro substituiu o bronze como o metal mais utilizado.

Aspectos Geográficos da Pré-História

A pré-história viu importantes mudanças geográficas que afetaram a vida humana. Durante este período, houve várias eras glaciais, que alteraram significativamente o clima e a geografia do planeta. Além disso, a descoberta da agricultura permitiu aos humanos se estabelecerem em um lugar, o que levou ao desenvolvimento de aldeias e, eventualmente, cidades e civilizações.

Comentários

Sobre o autor

Imagem do Rei Hitita Hattusili III

MSR4K é um autor experiente, professor, engenheiro e programador. Com uma sólida trajetória desde 2007, ele compartilha seu conhecimento em blogs, abordando temas como educação, engenharia e programação.

Postagens mais visitadas deste blog

Pictografia

Antigo Reino

Escrita Cuneiforme