Pré-História das origens até 300a.c. Parte I

O início da vida na Terra
De acordo com os geólogos, a Terra teria tido origem, há cerca de 4 a 5 bilhões de anos, de uma bola incandescente de vapores e gases. Deu seu resfriamento progressivo formaram-se a atmosfera e a crosta terrestre.

A Crosta terrestre chegou a seu aspecto atual no decurso de numerosas transformações que se processaram através de bilhões de anos. Essas transformações foram classificadas pelos cientistas em várias eras, acompanhando a formação física da Terra e o aparecimento da vida vegetal e animal.

  1. Azóica (sem vida). Formação das rochas ígneas (formadas pelo fogo) e de uma atmosfera carregada e densa.
  2. Arqueozóica (vida arcaica). Primeiras chuvas. Formação dos oceanos, numerosos vulcões, altíssimas montanhas. Surgiram as primeiras formas de vida, seres unicelulares e algas marinhas. /
  3. Proteozóica (vida elementar). Formação das rochas sedimentares. Aparecimentos das esponjas, corais, primeiras plantas com raízes.
  4. Paleozóica (vida antiga). Surgiram enormes extensões cobertas por samambaias gigantescas; sua decomposição formou grandes jazidas de hulla (carvão mineral ). Essa era é também chamada primária, pois nela iniciou-se a evolução da espécie animal, - moluscos, peixes, anfíbios, insetos, -favorecidos por um clima quente e úmido.
  5. Mesozóica (vida média) ou secundária. Era de grandes erupções vulcânicas modificando o aspecto da crosta terrestre, levantando algumas das mais altas cadeias de montanhas da atualidade: Himalaia (Ásia), Andes (América do Sul), Rochosas (América do Norte). Evoluíram formas mais complexas de vida: répteis, aves e os primeiros mamíferos.
  6. Cenozóica (vida recente) ou terciária. Nessa era ocorreu grande queda de temperatura, determinando a formação de colossais massas de gelo nos pólos. No hemisfério norte essas glaciações avançaram sobre grande parte da Europa, América e Ásia. Multiplicaram-se os mamíferos, surgindo os chamados primatas, dos quais, na era seguinte, evoluiria o homem.
  7. Neozóica (vida nova) ou quaternária. Nesta era alternaram-se os períodos de glaciações com períodos de intenso calor. Desapareceram certos animais (o mamute, por exemplo), que conhecemos apenas pelos fósseis (restos petrificados de animais e plantas) encontrados em diferentes camadas de rochas do nosso planeta; outros animais (rena, alce, bisão) fixaram-se em regiões junto às zonas árticas. Quando cessaram as glaciações o homem já havia surgido e continentes e oceanos já haviam adquirido sua forma atual.

Comentários

Sobre o autor

Imagem do Rei Hitita Hattusili III

MSR4K é um autor experiente, professor, engenheiro e programador. Com uma sólida trajetória desde 2007, ele compartilha seu conhecimento em blogs, abordando temas como educação, engenharia e programação.

Postagens mais visitadas deste blog

Pictografia

Antigo Reino

Escrita Cuneiforme