India

Temos conhecimento da antiga civilização do Rio Indo – cujo a escrita ainda não foi decifrada – pelas sucessivas escavações arqueológicas, iniciadas no primeiro quartel do nosso século. As construções, os utensílios e os objetos de arte desenterrados nos permitem recompor apenas em parte a história dos povos que ai viveram, a partir do III milênio a.C., aproximadamente.


Rio Indo


Existem as ruínas das duas cidades mais importantes, Harapa e Mohenjo-Daro; sabemos que as populações do Indo construíram canais de irrigação; plantavam trigo, cevada e outros cereais, tendo sido talvez os primeiros a cultivar o algodão; criavam bois e camelos; estocavam suas colheitas em enormes celeiros, controlados pelo governo. Sabiam moldar o ouro, prata, o cobre e o bronze; faziam colares, braceletes e brincos com pedras preciosas; gravavam delicados sinetes com figuras e símbolos, chegaram a estabelecer certos pesos e medidas, valiosos em suas trocas de produtos.
Mohenjo-Daro


É certo que mantiveram contato comerciais com os povos vizinhos do Afeganistão, do sul da Índia e da Mesopotâmia – onde foram encontrados objetos por eles trabalhados – trocando seus produtos por prata, cobre, lápis-lazúli e turquesas.
Cerca de 1600 a.C., os habitantes do Indo sofreram a invasão de povos do sudoeste da Ásia, que os conquistaram, modificando sua civilização.

Dançarina de Cobre

Comentários

Sobre o autor

Imagem do Rei Hitita Hattusili III

MSR4K é um autor experiente, professor, engenheiro e programador. Com uma sólida trajetória desde 2007, ele compartilha seu conhecimento em blogs, abordando temas como educação, engenharia e programação.

Postagens mais visitadas deste blog

Pictografia

Antigo Reino

Escrita Cuneiforme