Egito Antigo

Pirâmides
A importância do Rio Nilo no Egito Antigo
O Nilo tevê influência marcante sobre o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do Egito.
Delta do Nilo
Formado pelo Nilo Azul e o Nilo Branco, que se unem junto à atual Cartum, o rio, interrompido por seis cataratas, corre dentro de reduzida faixa verde, em meio a regiões desérticas e deságua em enorme delta no Mediterrâneo. Todos os anos, de junho a setembro, chuvas torrenciais junto às nascentes fazem o Nilo transbordar. Ao retornar a seu nível habitual o rio deixa sobre as terras que inundou uma camada de limo fertilizante que proporciona colheitas fartas, no estreito vale cercado de solo árido. Daí ter Heródoto, historiador grego, chamado o Egito “dádiva do Nilo”.
O Nilo levou os egípcios a construírem diques para impedir as inundações de seus vilarejos nas épocas de cheias, a abrirem canais para irrigação de terras não atingidas pelas inundações periódicas, a formarem reservatórios de água para enfrentar a época das secas (fevereiro e junho).
O Nilo era a principal via de transporte e de comunicação; várias embarcações desciam o rio levedas pela correnteza, e ventos favoráveis possibilitavam o uso de barcos a vela, rio acima.

Evolução histórica do Egito
Por volta de 5000 a.C. os povos do Egito viviam ao longo do vale do Nilo, organizados em pequenos estados chamados nomos, cada qual com seu chefe. Os nomos do Norte e os nomos do Sul acabaram formando dois reinos rivais entre si, o do Alto Egito (vale) e o do Baixo Egito (delta). Cerca de 3000 a.C. esses dois reinos foram unificados por um príncipe do Alto Egito, intitulado faraó, tornando-se a suprema autoridade do país, rei e deus ao mesmo tempo.
A partir de Menés a história do Egito se desenrolou cobrindo aproximadamente 3000 anos, dividida seguando as várias dinastias de reis, em três períodos conhecidos por Antigo Império, Médio Império e Novo Império.
Antigo Império (2800 a 2200 a.C., da I à VI dinastias). Teve por capital Mênfis, no delta. Nesse período os egípcios apenas transpuseram suas fronteiras em buscas de matérias-primas que não possuíam, como ouro (Núbia), cobre (Sinai), madeira de cedro (Líbano). O Antigo Império terminou em conseqüência do rompimento da unidade política, causado pelo enfraquecimento da autoridade do faraó, por lutas entre vários nomos em disputa de poder, por agitações internas. Segui-se um período intermediário que durou cerca de 150 anos (da VII à X dinastias).
Médio Império (2050 a 1750 a.C., da XI à XII dinastia). Príncipes do Alto Egito restauraram a unidade política do império, transformando Tebas em capital e dando ao país uma administração sólida e grande prosperidade. O Médio Império se dissolveu em conseqüência de novas agitações políticas internas que enfraqueceram o país, permitindo que fossem invadidos pelos hicsos, povo nômade de origem asiática. Dominaram facilmente a região do delta, graças ao seu poderio militar, possuindo armas eficientes e carros de combate puxados a cavalo. Com a ocupação do Baixo Egito pelos hicsos, começou o segundo período intermediário, que durou aproximadamente 150 anos (da XIII à XVII dinastia).
Novo Império (1580 à 1090 a.C., da XVIII à XX dinastias). Mais uma vez príncipes de Tebas, no Alto Egito, restabeleceram a unidade do Império. Os hicsos foram expulsos e os egípcios, sob Tutmósis III e Ramsés II, expandiram-se territorialmente, assegurando com isso ao país uma fase de extraordinária riqueza e prosperidade. Todavia novas agitações internas e novas ondas de povos invasores provocaram o declínio do império egípcio, que entrou em decadência e foi conquistado pelos assírios (670 a.C.). Após breve reerguimento – Renascença Saíta – sob os príncipes da cidade de Saís, que expulsaram os assírios, o Egito foi conquistado sucessivamente pelos persas (525 a.C.), pelos gregos (332 a.C) e pelos romanos (30 a.C.).

Comentários

Unknown disse…
o egito antigo é muito inportante para o nosso aprendizado sobre o rio nilo q fica no continente africano
on de se localiza o antigo egito!!!
ana disse…
GOSTO MUITO DE ESTUDA , RESPEITO DO RIO NILO,QUISERA EU UM DIA PODER VIZITA-LO. É MUITO IMPORTANTE PARA O MEU APRENDIZADO

Sobre o autor

Imagem do Rei Hitita Hattusili III

MSR4K é um autor experiente, professor, engenheiro e programador. Com uma sólida trajetória desde 2007, ele compartilha seu conhecimento em blogs, abordando temas como educação, engenharia e programação.

Postagens mais visitadas deste blog

Pictografia

Antigo Reino

Os grandes períodos da Pré-história