As Civilizações dos Grandes Rios

A história de nossa civilização ocidental tem origem no Oriente, onde, por volta de 3000 a.C., certos povos já haviam descoberto a escrita e tinha chegado a um sistema complexo de vida. Desenvolviam diversas atividades organizadas de trabalho, no campo e nas cidades, tinham uma forma definida de governo e leis que protegiam e defendiam os interesses da comunidade; tinham, enfim, uma cultura. É o que chamamos de civilização.
As primeiras civilizações, cujo a história podemos reconstruir parcialmente, evoluíram em regiões banhadas pelos rios: na Índia, junto ao Indo, na China, às margens do rio Amarelo (Huang-Ho); na Mesopotâmia, no vale formado pelo Tigre e Eufrates; No Egito, ao longo do Nilo. Pouco se conhece das civilizações mais antigas: Índia e na China, mas dispomos de informações suficientes para saber como progrediram as civilizações do Egito e da Mesopotâmia.

Comentários

Sobre o autor

Imagem do Rei Hitita Hattusili III

MSR4K é um autor experiente, professor, engenheiro e programador. Com uma sólida trajetória desde 2007, ele compartilha seu conhecimento em blogs, abordando temas como educação, engenharia e programação.

Postagens mais visitadas deste blog

Pictografia

Antigo Reino

Escrita Cuneiforme